quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Barqueiro e o canoeiro

de Fernando Vilela- Editora Scipione
Fotos Rodrigo Terra


Sábado ,20 de Setembro de 2008 Livraria da Vila Casa do Saber,Café IL Barrista

Quase primavera com frio de inverno.A História um enorme desafio!Falar do Rio Amazonas, de uma amizade que nasce em situação limite ! Uma História de homens muito diferentes conduzida pelo que há em volta água e floresta.

As 11:30 com o coração na mão lá estava eu a espera das pessoas que viriam para abrir a história.

Pais e Filhos entre as fitas na história Aberta




O livro na mala de adereços e um novelo pronto pra ser desenrolado

O Barqueiro e o canoeiro é um livro do Fernando Vilela ele é Artista plástico ilustrador e autor e essa história foi aberta assim cheia de imagens: o Rio, os olhos do jacaré , O barco e uma ave que apareceu ali colocada por eles acho que parecia Arara!

O Fernando foi até lá conheceu o Rio as pessoas e escreveu. Foi difícil daqui da cidade irmos até a Amazônia! No livro a xilogravura é uma forma de expressão muito forte! cada pagina uma delicia de ver!As palavras estão carregadas de sentido.


As Xilogravuras- a paisagem de dentro a paisagem de fora

Lá estávamos nós todos na cidade onde os caminhos são secos as pontes viadutos e os bichos da cidade ...quais são mesmo?
A população indigna distante, uma menina citou a África ( ela está estudando na escola).
Eu ai, ai, ai, dirigindo o barco que é a narrativa assim interativa e e haviam muitas crianças bem pequenininhas querendo entrar e falar!


Eu Também.



Daniel irmão da Luilui pela primeira vez abrindo uma história!

Por um instante eu olhei e não vi por onde caminhar. Mas estavam ali as pessoas as crianças inteiras presentes e as imagens.
Pensei que a paisagem da floresta, o rio, as passagens estão vivas dentro da gente nas nossas travessias.Deixa eu tentar explicar existe muita imagem, paisagem dentro da gente. Vamos a elas!

olhos atentos

Falamos da origem do barqueiro seu desejo de ser comandante e viajar pelo rio, falamos da infância deliciosa do canoeiro, do momento em que o canoeiro fica só, do medo do perigo do encontro entre os dois da amizade e por fim dos rios Tapajós e Amazonas que lado a lado seguem juntos.


rir rir e rir de novo


LuiLui está grande! e Linda com seus olhinhos brilhantes

Aqui estavam as questões sem uma única resposta em nascer viver fazer amigos se despedir e ....
Por fim as crianças pediram que os pais do canoeiro voltassem para salva-los ( ele o canoeiro e seu amigo barqueiro)
Sim! como é bom ser salvo principalmente pelos pais os perigos são grandes e se sentir protegido é incrível!
O livro fala da questão das populações indignas que somem sem volta mais ao abrir a história: os perigos do rio, os pequenos e eu também precisávamos de um reencontro!Fizemos Assim encontramos os pais do canoeiro no final. A presença a memória ou um colo bom? tanto faz, reencontramos!


Cólo bom!!!de novo pra sempre.

Nas Histórias Assim cheias de imagens os adereços aqueles objetos conhecidos que uso para abrir a história ficam enormes! Depois quando agente termina a narrativa é preciso um tempo para ver tocar brincar mais um pouco.

Adereços, posso mexer?


Sim Pode!


O frio era grande e a Sofia depois da história foi terminar de curtir o chocolate que veio no café da sua mãe a história corria e a Sofia comia devagarzinho aproveitando bem o docinho da colher!


A Sofia e a cobertura do café da mamãe

Nesse próximo sábado tem uma história incrível! Uma Das minhas prediletas -Filomena uma costureira que faz vestidos de noiva é pedida em casamento e faz pra si o mais chique chiquérrimo lindérrimo vestido do mundo!!!!!!na hora de se casar acontece uma baita confusão !
Linda delicada e engraçadíssima vale a pena !

Vai ser Ás 11:30 na Livraria da vila do Shopping Cidade Jardim.
Apareçam beijos grandes

Kiara Terra

Nenhum comentário: