quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Maria Boralheira

De Silvio Romero -Ilustrações Rosinha Campos- editora Scipione
Fotos Rodrigo Terra

Domingo, 5 de Outubro, Livraria da vila Fradique Coutinho ,café santo Grão.

Eleição, um frio com chuva.Ai ! Eu estava aflita será que o pessoal vem? SIM! Ali estavam as famílias, pais, mães, avós vindas de longe.Gosto de ver como se parecem e como cada um deles é de um jeito. Para Abrir a deliciosa história "Maria boralheira ".



Preparação

Logo no começo enquanto arrumava o espaço encontrei Adriana com suas duas flores. As meninas chegaram e me fizeram compania na arrumação dos objetos. Estavam lindas as duas com flores nas roupas!Eu Aflita! Conversar com elas elas ali a espera da história foi um presente um chamado pro tempo presente de estar inteira para abrir a história!

Obrigada A Adriana e as meninas por virem outra vez .De verdade!


Posso ajudar?

Fazendo a história


Maria Boralheira

Silvio Romero foi preciso ao escolher as palavras dessa história colhida da tradição oral .Na Hora de contar é uma festa! E nunca é igual as crianças colocam luz em lugares diferentes da narrativa tomam partido de outras personagens enfim ...foi surpreendente!

Haviam muitos pais com seus filhos no colo, outros, se olhavam a medida que a história acontecia.
O encontro dos pais de Maria aconteceu no centro da cidade por ideia de uma mãe.
O amor bonito o nascimento de Maria vem seguido da morte da mãe.


Todo mundo

Sim, muitas histórias clássicas de despedem da mãe para dar inicio a história da filha. Mas no domingo chuvoso peço permissão para contar essa parte triste.É preciso um sim para apertarmos o laço e seguirmos adiante na narrativa.

Depois do sim a história corre hora macia e hora trimilicante na trajetória de Maria.

Uma Vaca mágica de presente !

O pai se casa de novo e com a madrasta chegam as irmãs impiedosas que colocam Maria em um lugar horrível! Tarefas, desmandos ... As crianças estavam afiadas em criar coisas asquerosas para Maria fazer!



Na História

A sorte foi o presente deixado por sua mãe, uma vaca mágica, incrível! Que fala a língua dos homens e resolve toda tarefa impossível!
Quem quer uma?

A mãe deixa uma vaquinha, a vaquinha deixa um caminho ...

A terrível madrasta, vai comer a vaquinha para que Maria não receba sua ajuda.
A Vaca dá instruções sobre o que fazer a partir dali. Maria segue cada etapa é tem seus dons revelados.
Ganha uma bela voz , sapatos de ouro e uma estrela de ouro na testa!
Adoro essa história, tem alguma coisa de conto de fadas e um tempero do tempo de ter sido decantada por muita gente de tanto contar.

Sem dó!

Depois disso, as irmãs perguntam a Maria como conquistar os dons e Maria vira a receita do avesso! ao invés dos dons, ganham cascos de cavalo nos pés , rabo de cavalo na testa entre outras coisas!

O final: um baile, o príncipe, o vestido mais lindo...o sapato perdido !

Maria encontra o amor e a história segue até o felizes para sempre! Ou o começar de novo com um amor um nascimento e assim vai...



Obrigada pelo encontro!

A História não quer acabar,outras nascem.

Depois da história alguns pais ficam um pouquinho, brincam com seus filhos. Experimentam os objetos ,conversam .Ficam assim brincando por um tempo.



brincando

Tenho a impressão que esse momento é tão gostoso como participar das histórias.Quando pais e filhos participam juntos a contribuição para a história vem quente, assim cuidada como presente.
As vezes começa com a mãe falando e os filhos falam depois.


O pai e as filhas

Outras vezes, como nesse domingo o pai só sorri, com as filhas no colo. A maior fala e a pequenina escuta no colo de seu pai, ao lado de sua irmã! Gente bonito de ver! então com pais e filhos estão todos aconchegados em seus queridos prontos para abrir juntos uma história!

Obrigado a quem veio pela primeira vez .E dois agradecimentos a quem volta !é uma delicia rever as crianças e seus pais!

Um beijo Grande

Kiara Terra

Nenhum comentário: